CURRÍCULO não é apenas uma
lista de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação
do conhecimento a experiências do cotidiano. O currículo tem sido orientado a
transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção
organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados
resultados. O desenvolvimento do currículo, na realidade da escola, vai além
das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno
escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de
relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. Uma educação
voltada a construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as
diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos
educandos as ciências, as artes, as tecnologias de comunicação que constituem
os sistemas simbólicos de uma sociedade. A integração de tecnologias de
informação e comunicação permite, com efeito, interligar essas vertentes em
novas práticas pedagógicas com o uso da internet, o que proporciona expandir as
situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento,
da ciência e da tecnologia. O uso das tecnologias em processos de aprendizagem
propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para
que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, como
também reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi
integrado, que vai além do previsto e livros didáticos e também é trabalhado na
escola.
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