CURRÍCULO


CURRÍCULO não é apenas uma lista de conteúdos a serem transmitidos aos alunos e não se esgota na aplicação do conhecimento a experiências do cotidiano. O currículo tem sido orientado a transmissão de conhecimentos socialmente válidos e resultantes de uma seleção organizada intencionalmente com o objetivo de que o aluno alcance determinados resultados. O desenvolvimento do currículo, na realidade da escola, vai além das grades curriculares e envolve toda a escola, a vida dos alunos, o entorno escolar, os acontecimentos locais e globais que interferem no sistema de relações estabelecido na dinâmica do processo educacional. Uma educação voltada a construção de uma sociedade justa e igualitária, que respeite as diferenças e os diferentes, trabalha no sentido de ampliar os direitos dos educandos as ciências, as artes, as tecnologias de comunicação que constituem os sistemas simbólicos de uma sociedade. A integração de tecnologias de informação e comunicação permite, com efeito, interligar essas vertentes em novas práticas pedagógicas com o uso da internet, o que proporciona expandir as situações de aprendizagem e englobar a complexidade crescente do conhecimento, da ciência e da tecnologia. O uso das tecnologias em processos de aprendizagem propicia o registro digital das produções dos alunos, criando condições para que seja possível identificar as dificuldades e os avanços dos alunos, como também reconhecer o que foi trabalhado do currículo prescrito e o que foi integrado, que vai além do previsto e livros didáticos e também é trabalhado na escola.

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